PJI Consulting

Logo PJI Consulting

Paulo Junior e Lobão lançam livro sobre o propósito na vida do empreendedor

Especialistas em estratégia empresarial falam sobre a importância do propósito para ter sucesso nos negócios

João Pessoa – 15 de novembro de 2021

Capa do livro Desenvolvendo o propósito da empresa familiar: um plano de voo para o futuro.

Quando um empreendedor encontra seu propósito, ele libera o poder e a força que tem dentro de si, tornando-se capaz de realizar ações diferenciadas, que transformam a realidade das pessoas e suas comunidades. Quando esse propósito transborda para o seu negócio, toda a equipe de trabalho é impactada e direcionada em uma direção totalmente alinhada. Esse é o tema principal do livro “Desenvolvendo o propósito da empresa familiar: um plano de voo para o futuro”, da Coleção Família e Negócios, de autoria do Professor Luis Lobão, consultor e palestrante internacional e especialista em Governança Corporativa, e Paulo Junior, CEO da PJI Consulting, especialista em gestão estratégica, Inteligência Competitiva, Formação de Líderes, criador da Clínica de Planejamento e atual presidente da associação Empresarial Embaixada de Negócios.

Segundo Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, Presidente da Cia. Fabril Lepper, que prefacia o livro, a obra de Lobão e Junior “ajuda a realizar e traz exemplos e lições de como exercer e motivar novas lideranças para o sucesso e longevidade dos negócios”, “não adianta só sonhar, o importante é realizar”, completou Maria Regina. Para os autores, o livro contribui para ajudar líderes e empreendedores a encontrarem o seu propósito e o de suas empresas, pois, atualmente muitos líderes desconhecem seu propósito pessoal e tem muita dificuldade em encontrar o propósito da empresa, mas segundo os autores, é fundamental encontrar o propósito para se manter relevante no mercado.

Os autores afirmam ainda que o brasileiro quer se relacionar com empresas que tenham um propósito claro, baseados na pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que avaliou os atributos de propósito, relacionando-os a indicadores de reputação das empresas. Apesar dos primeiros resultados indicarem certa ignorância das pessoas em relação a uma definição concreta do que é uma empresa com propósito, o resultado apresentado foi que 98% das pessoas consultadas disseram considerar uma organização com propósito ser “muito importante” ou “importante” frente à definição apresentada – uma empresa contribui para o bem-estar das pessoas, o desenvolvimento da sociedade e a preservação ambiental e um mundo melhor. O livro traz também a importância do propósito para a continuidade dos negócios, especialmente, das empresas familiares, pois, a cada geração o padrão de vida familiar sobe, a família cresce mais rápido do que a empresa, há uma aumento da dependência financeira de toda a família, o patrimônio geralmente fica muito concentrado na própria empresa e, infelizmente, com a ausência de um propósito e de um planejamento bem definido, a família tende a se tornar mais fragmentada e menos unida ao longo do tempo.

“Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o Norte. Sabem onde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino.”

Lobão e Junior falam que o tema do livro ganha mais relevância num momento como o que estamos vivendo, onde toda a humanidade passa por grandes transformações e que é preciso entender o porquê das coisas, conhecer a si, o outro e ao mundo para poder continuar na jornada da vida. “O que faz você sair da cama e enfrentar seus desafios todos os dias? O que faz você não se entregar aos problemas da vida? E nessa pandemia histórica, o que te fez continuar?”, pergunta Paulo Junior. “A chave para tudo isso pode estar em compreender a importância da autorrealização, do propósito e do sentido de vida”, completou.

O livro traz os mitos e as verdades a respeito do propósito e, segundo os autores, propósito não é uma coisa que você um dia encontrará, mas é algo que você constrói, faz bem e nos dá vida, pois, de acordo com a obra, há estudos que apontam que ter um objetivo na vida é um indicador de envelhecimento saudável, além de reduzir o risco de morte prematura.

Autores

Prof. Lobão é especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial com ênfase em crescimento. Tem uma larga experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas e na implantação da governança em empresas familiares. Consultor e palestrante internacional, foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor/pesquisador em tempo integral da FDC — Fundação Dom Cabral. Realizou centenas de projetos no Brasil e no Exterior, onde também coordena, missões ao Vale do Silício nos EUA. Autor de dezenas de artigos e dez livros publicados, é certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (CCI+), Agile Coach Expert (PACC) e Fellow of the Strategic Planning Society (SPS – UK). É mestre em Engenharia de Produção, com cursos na Olin Business School, Kellogg School of Management e Harvard Business School. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado seu trabalho em apoiar empresas e famílias empresárias a se tornarem mais competitivas e longevas.

Paulo Junior é especialista em gestão estratégica, inteligência competitiva e formação de líderes. Sócio da PJI Consulting, especializada em estratégia e organização, promove missões empresariais no Brasil, China, Emirados Árabes e
Estados Unidos. É presidente da Embaixada de
Negócios, associação empresarial que fomenta a ajuda mútua entre empresários, educação executiva e a ética cristã no ambiente empresarial. Certificado em promoção comercial pela Business School of Shanghai (China), Inteligência Competitiva, Universidad Pompeu Fabra, Barcelona/ Espanha, Gestão Empresarial (FGV/RJ) e Ciência da Computação, Unifai (SP). Autor do livro Insights para uma gestão alto impacto.

Serviço:

O lançamento ocorrerá durante o ENCONTRO ANUAL DE FORTALECIMENTO EMPRESARIAL 2021, da Embaixada de Negócios, no dia 30 de novembro de 2021, 18h30-22h, no Centro de Convenções Cidade Viva – João Pessoa, PB. Para participar, inscreva-se pelo Sympla

Coleção Família e Negócio
Volume 6: Desenvolvendo o propósito da empresa familiar – um plano de voo para o futuro
Lobão, Luis e Junior, Paulo
ISBN: 978-85-518-0000-0
1ª edição, outubro de 2021.
Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda. / Rio de Janeiro, RJ
www.autografia.com.br