PJI Consulting

EMPRESAS VENCENDO A CRISE

O QUE AS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO PARA VENCER A PANDEMIA?

Há algumas semanas a TV Cabo Branco – afiliada Globo na Paraíba – iniciou uma série especial sobre empreendedorismo no estado, algo que pudesse inspirar empreendedores e intraempreendedores (profissionais que empreendem dentro de uma empresa) e incentivar o aparecimento de uma nova geração de empreendedores.

Equipe da TV Cabo Branco gravando a matéria com Alkíria Rezende, Muxito Natural

As reportagens estão indo ao ar através do JPB 1a. edição e já falamos sobre a importância de saber escolher o Ponto Comercial, como empreender com produtos regionais e, nesta semana, mais precisamente na segunda-feira (14/06/21), foi ao ar a matéria sobre as dificuldades e as estratégias dos empresários para superar crise durante pandemia. Sugerimos esses dois cases sensacionais de superação durante a pandemia: Alkíria Rezende, da Muxito Natural (comida inteligente) e Cidinho Filmmaker, do Studio C, empreendedores que não ficaram parados diante das dificuldades que a pandemia trouxe, mas se esforçaram, ajustaram seus planos através da Clínica de Planejamento, revisaram custos, adequaram seus portfolios, conversaram com clientes e investiram no que realmente ajudaria no processo de recuperação. Hoje, podem testemunhar os resultados das suas ações e estão fazendo acontecer. Assista o vídeo abaixo ou diretamente na Globoplay.

Empresários relatam dificuldades e estratégias para superar crise durante pandemia na PB, veiculada em em 14 jun 2021, 4 min

OUTROS EXEMPLOS DE REINVENÇÃO

  1. Bares criaram novos modelos, como por exemplo o ‘Bar Office’;
  2. Lojas fechadas ampliaram as vendas pelo e-commerce;
  3. Muitos aprenderam como aproveitar as redes sociais;
  4. Reforço no posicionamento da marca através de ações afirmativas e não ficaram ‘chorando’;
  5. Aproveitamento das ações do governo como postergação de impostos e redução na folha de pagamento;
  6. Ajustaram a rota através de ações como as da Clínica de Planejamento
  7. Conversaram com seus clientes e colaboradores para ajustar interesses e expectativas diante da crise
  8. Melhoraram a comunicação com todos, tornando-a ainda mais transparente.
  9. Focar no digital, vendas online
  10. Apostar no sistema delivery

BOAS NOTÍCIAS

Apesar de toda crise gerada pela pandemia iniciada em 2020, é importante frisar que o número de empresas abertas no Brasil superou as fechadas em mais de 2 milhões de CNPJs, no mesmo ano (2020), que segundo o ministério da Economia, se trata do maior número de toda a série histórica desde 2010. Foram cerca de 3,4 milhões de novas empresas e 1,0 milhão de CNPJs encerrados, gerando um crescimento de 6% comparado a 2019. Uma excelente notícia diante de um tempo tão desafiador. Exatamente por este motivo, muitos podem dizer que este número não é tão positivo porque muitos empreenderam por necessidade e não por oportunidade. Por outro lado, muitos viram surgir uma nova oportunidade exatamente quando foram ’empurrados’ pela necessidade.