LIDERANÇA

HomeNotíciasLIDERANÇA

LIDERANÇA

Liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

No entanto, liderar é uma tarefa complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, deve ter também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.

A liderança pode vir através do autodesenvolvimento, do exercício de habilidades correlatas e do poder de mobilizar cuidadosamente seus pontos fortes e dos outros. Já dizia o mestre do Business Coaching Brian Tracy: “Quanto mais você se tornar um líder internamente, mais eficiente se tornará em todas as atividades de liderança externas”.

Visão, coragem, integridade, responsabilidade, vitória e cooperação são as principais qualidades da liderança moderna:

Visão: é a qualidade mais importante da liderança, ela inclui os valores, missão, propósito e objetivos, permitindo um direcionamento claro e mensurável do futuro desejado.

Coragem: é a habilidade de se correr riscos, de iniciar ações sem garantias, ir adiante, perseverar, corrigir rotas e gerenciar crises.

Integridade: Ela é a “mãe” de todas as outras qualidades, ou seja, garante todas as outras.

Responsabilidade: “Eu sou responsável” significa que você toma como seus os acertos e erros do seu time, que não usa de desculpas, mas faz de todo e qualquer desafio vencido, ferramenta de aprendizado.

Vitória: Foco permanente no que deve ser conquistado, nos resultados, em soluções rápidas e assertivas.

Cooperação: é a habilidade de trabalhar bem com as pessoas e permitir que elas contribuam com o seu melhor.

Você pode ser um líder nato ou simplesmente treinar.

A liderança também pode vir através do autodesenvolvimento, do exercício de habilidades correlatas e do poder de mobilizar cuidadosamente seus pontos fortes e dos outros. Já dizia o mestre do Business Coaching Brian Tracy: “Quanto mais você se tornar um líder internamente, mais eficiente se tornará em todas as atividades de liderança externas”.

Fontes: https://www.sbcoaching.com.br/blog/lideranca-e-coaching/o-que-e-lideranca/

https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/o-que-e-lideranca