A experiência produz conteúdo, que abre as portas para novos horizontes onde estão as oportunidades da vida.
Você já deve ter ouvido falar sobre a necessidade da comprovação da experiência para ser aceito em um emprego ou numa escola superior, MBA, etc. Talvez já tenha experimentado isso. Este é um dos recursos que as Organizações utilizam para manter um nível adequado de referência. Isso é bom ajuda a acelerar qualquer processo tentando garantir qualidade.
Mas o que é a experiência se não a arte de viver intensamente o momento mais importante de nossas vidas, que simplesmente é o hoje, o agora. Recentemente aprendi isso com um colega, que o agora é de fato o momento mais importante das nossas vidas e que a pessoa mais importante pra nós deve ser aquela que está conosco naquele momento e a nossa missão deve ser faze esta pessoa um pouco mais feliz. Se assim agirmos estaremos vivenciando o melhor da vida e cumprindo o mandamento cristão de amar o próximo como a si mesmo. Com isso, o mundo vai melhorando e as experiências vão ganhando valor.
Quando entendemos o valor das experiências, aprendemos de fato o quanto a vida é importante em seus detalhes, muito mais do que qualquer produto que venhamos comprar ou desenvolver. Passamos a valorizar mais as pessoas, os momentos e alcançamos momentos mágicos, tornando a nossa vida muito mais intensa.
A experiência produz conteúdo e o conteúdo abre as portas para novos horizontes, gerando esperança de um futuro melhor. E nestes novos horizontes vislumbramos as melhores oportunidades para as nossas vidas.
Recentemente fiz uma longa e maravilhosa viagem à China e pude conhecer o quanto o povo chines é trabalhador e ao mesmo tempo um povo que não respeita o ser humano. É claro que aprendi muitas outras coisas, mas usei estes dois exemplos para que você perceba que comprar uma viagem à China tem um valor alto, mas ter a experiência de conhecer a China vale mais do que o próprio bilhete da viagem, porque já no início de uma viagem dessas você começa a ter contatos com novas pessoas, novas histórias, novos padrões, novos procedimentos de atendimento, de liderança, de comportamento, de cultura, isso sem falar nas grandes oportunidades de aprendizagem durante toda a viagem. Isso é uma fonte de informação valiosíssima que deve ser processada de forma estratégica e holística para a geração de um bom conteúdo, que por sua vez ampliará as possibilidades na sua vida. Isso serve para qualquer viagem ou situação que você esteja vivenciando agora, neste momento.
Aquela propaganda de cartão de crédito que diz que as boas coisas da vida não tem preço segue esta mesma linha de raciocínio, ou seja, a experiência de viver um momento mágico na vida tem um valor tão alto que aparentemente não tem preço, mas tem sim um valor intangível. Basta apenas atribuirmos o valor para isso.
Ao refletir sobre isso, chego a conclusão que é tempo de valorizar ainda mais as experiências da nossa vida, porque estamos na era da sociedade que está compartilhando o conhecimento e a troca de experiências. As boas, certamente, estarão com quem possuir os melhores conteúdos e isso produz uma série de consequências positivas na sociedade.
Qual é a sua experiência de vida? O que você está fazendo? Vivendo bem o hoje ou vivendo pré-ocupado com as coisas que ainda nem aconteceram? Provavelmente, cerca de 90% dessas preocupações nem vão acontecer e por isso, seja inteligente e comece já a incrementar a sua experiência vivendo bem este momento. Ah, e claro, registre e não deixe de compartilhar isso com os outros.
Viva intensamente e tenha a iniciativa de ser mais experiente.
Sucesso! Alcance-o!
Paulo Junior