PJI Consulting

Aumente o impacto de sua mensagem

Achei este material muito oportuno para todos nós, seja para enviar um documento a um político, seja para se expressar numa conversa, seja para se apresentar no MBA, etc.
Aproveite.

Utilize linguagem adequada ao seu público – Fale ou escreva sempre de forma respeitosa, mesmo que discorde do seu interlocutor. Você pode manifestar sua opinião com contundência, sem deixar de ser cordial. Caso contrário, sua manifestação pode ser associada a um mero ato de revanchismo.

Seja original e sincero – Evite usar argumentos- clichês ou amplamente utilizados na imprensa. Faça suas críticas e considerações com suas próprias palavras. Se o assunto tratado disser respeito à sua vida pessoal, narre com sinceridade o seu caso e como isto fere seus princípios e opiniões.

Identifique-se. Não escreva anonimamente. Para o leitor, isto dá a impressão de que não se trata de uma carta realmente interessada; e em caso de críticas, denota uma crítica inteiramente gratuita de alguém que não assume seus posicionamentos.

Seja breve e preciso – Mensagens extensas demais tendem a ser ignoradas. Seja direto: apresente-se, introduza o assunto e enumere suas considerações. Procure também falar de um assunto específico, não divague nem misture muitos temas em uma única mensagem.

Tenha bons argumentos à mão – Antes de escrever, procure respaldar sua opinião com argumentos de credibilidade, como estatísticas recentes e fontes fidedignas. Se necessário, faça uma breve pesquisa, isto evita que sua mensagem pareça ingênua ou descartável.

Adaptado do artigo “Saiba como aumentar o impacto de sua mensagem”,
http://www.ipco.org.br/home/linha-direta-com-brasilia