Muitas são as definições acadêmicas sobre o tema, mas a teoria básica do Planejamento Estratégico está bem formulada na definição abaixo, que contempla uma série de pesquisas bibliográficas
O Planejamento Estratégico (PE) é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela Organização, considerando o contexto e que ela está inserida.
O PE trata da formulação de objetivos estratégicos para a seleção de programas de ação e como esses programas serão executados para a obtenção desses objetivos, levando em conta as condições internas e externas a Organização, além de considerar os seus pontos fortes e pontos fracos. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um compromisso com êxito, o crescimento e sua missão organizacional.
O estabelecimento de um planejamento estratégico envolve no mínimo cinco atividades:
- Análise da situação atual, considerando o ambiente interno e externo.
- Definição da missão corporativa, considerando a Visão da Organização;
- Formulação de objetivos.
- Formulação de estratégias.
- Implementação, Feedback e controle.
“O futuro não é predeterminado. É, pelo menos em parte, sujeito à nossa influências. O nosso interesse deve ser, pois, focalizar futuros previsíveis tanto quanto os que são possíveis e prováveis”.
Alvin Tofller Fontes: TAVARES, Mauro Calixta. Planejamento Estratégico. Ed. Harba. São Paulo, 1990. Wikipedia VASCONCELLOS FILHOS, Paulo. Afinal o que é Planejamento Estratégico. Revista de Administração de Empresas da FGV. São Paulo. 1983. ANSOFF, H. Igor. Administração Estratégica. Ed. Atlas. São Paulo, 1983. MOLOGNI, IRENE. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Londrina 2004.