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“Isto já não é mais aviação!”. “É cortesia.”

Já foi o tempo em que falávamos orgulhosos da aviação brasileira sempre lembrando seu grande patrono, Santos Dumont, que representava o pioneirismo e a inovação deste setor. De lá pra cá muita coisa mudou. As grandes empresas das primeiras classes maravilhosas aos poucos foram mudando para se adaptarem à voraz concorrência imposta pela bendita globalização. Hoje, quem dá o tom no setor são as chamadas empresas low cost, ou seja, empresas que adotaram a estratégia de baixo custo.

E nessa busca desenfreada por baixar custos, as empresas chegam a tomar decisões que, fora o desrespeito com a pessoa humana, chegam ao ridículo quando em pleno horário de almoço, exatamente às 12h30, oferecem dois míseros pacotes de amendoins aos seus clientes. Clientes?

Pois é, acho que isso ocorre porque nós consumidores não nos posicionamos contra este abusos. Acompanhe o diálogo que tive com esses comissários de bordo em pleno voo para João Pessoa. Tenho certeza que você já sentiu a mesma indignação:

Almoço servido pela Gol num voo de 3 horas, de São Paulo a João Pessoa: que fome "mainha"!

Voo XXXX – 13h00 logo depois do “almoço”:

Eu: Comissário, por favor, o que você sente ao servir estes amendoins para almoçarmos num voo que tem duração de 3 horas?

Ele: Vou te responder com uma única frase: “ainda bem que falta pouco tempo para eu me aposentar. Isso aqui já não é mais aviação e, sinceramente, não sei como vocês suportam isso.”

Eu: mas tem muita gente nova voando, que não tem parâmetros para reclamar.”

Ele: É verdade! Eu já voei nos bons tempos; mais de 10 anos de primeira classe. Ver isso aqui dói demais, mas é uma decisão da empresa.

Eu: Entendo. Então temos que reclamar. Obrigado pela atenção!

Ele (neste momento entra Ela também): Imagina. Isso é o mínimo que ainda podemos fazer para tentar manter a aviação brasileira voando.

ENTÃO AQUI VAI: EMPRESAS LOW COST, ASSIM NÃO DÁ!!!

Eu já registrei uma reclamação formal no site da companhia. Proteste você também contra qualquer desrespeito ao consumidor.

Sucesso!!!

PJ

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Veja a resposta da cia aérea à minha reclamação:

Prezado Senhor Paulo ,

nº de atendimento: xxxxxxx-02


Em atenção ao seu e-mail informamos que no ato a compra o senhor adquire junto com a Cia, um contrato de transporte aéreo. O serviço de bordo oferecido é uma cortesia .Nosso grande desejo é atender de maneira satisfatória a todos os cliente que escolhem a Cia.

Sempre à disposição,

A Gol Transportes Aéreos agradece seu contato.

Atenciosamente,

Flavia Moraes

Central de Relacionamento com o Cliente

VRG Linhas aéreas S/A – Grupo Gol

[email protected]

CRC 0800 704 0465

com comissários de bordo