Tomei a liberdade de tirar das palavras de Jesus a inspiração para o título desta mensagem. Em certa ocasião, Cristo disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber.” * Esta poderosa afirmação abre caminho para um segredo na vida de um líder bem sucedido: a capacidade de dar o seu melhor em prol dos seus liderados. Quando isso acontece, as coisas ganham vida e as pessoas são motivadas pelo exemplo do seu líder.
Mas devemos refletir bem no significado dessa afirmação, porque “dar o melhor de sí” pode levar o líder a uma situação enganosa e pouco valorosa para a sua equipe, pois, ao se doar com intensidade mas sem objetividade, o líder pode acabar trocando de lugar com o seu liderado, ou seja, executando funções que não são suas. Cuidado para não cair nessa armadilha, pois, isso lhe custará um precioso tempo.
Podemos entender então que o líder deve, dentro da sua realidade, criar e oferecer as melhores condições para que seus liderados avancem mais longe do que iriam sem a sua ajuda. E para que isso aconteça, para que tenhamos cada vez mais condições de darmos o melhor de nós mesmos, teremos que nos esforçar a cada dia para aumentar a nossa bagagem pessoal de experiências, conhecimentos, vivências, etc. Será preciso, portanto, que aprimoremos:
- Conhecimentos: ter a informação adquirida através de estudos;
- Habilidades: é a capacidade de realizar uma tarefa em conformidade com os padrões exigidos pela organização.
- Atitudes: comportamento manifesto que envolve habilidade e traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação.
Traduzindo o significado dessas três palavras juntas, devemos entender que enquanto líderes precisaremos sempre ter CONHECIMENTO para SABER FAZER as coisas e acima de tudo QUERER FAZE-LAS. Só assim é que poderemos influenciar as pessoas para que alcancem o seu potencial máximo. Isso certamente fará da sua equipe um time vencedor e fará de você uma pessoa mais realizada e mais feliz.
Pense nisso. Dê o seu melhor.
Seja feliz!
Sucesso!!!
Paulo Junior
* Atos 20:35