O NORDESTE VOLTARÁ A CRESCER MAIS RÁPIDO
Segundo a matéria de hoje, 22/02/2012, da Folha de São Paulo, em agosto de 2011 a atividade econômica do Sudeste acusava redução do crescimento e o Nordeste brasileiro crescia a uma taxa de quase 6% ao ano, um verdadeiro índice chinês de crescimento.
Mas a economia nordestina abandonou uma taxa de expansão de 7,2% no fim de 2010, para 2,5% no 4º trimestre de 2011. Segundo o Bacen, o motivo desta queda foi “a moderação do consumo e do investimento”. Porém, o economista do Itaú, Aurélio Bicalho, afirma que “Neste ano, a lógica se inverte” e “O Nordeste voltará a crescer mais rápido.” e o principal motivo da volta do crescimento será, acredite, o salário mínimo que subiu 7,5% (sem inflação), pois, por aqui 3 em cada 5 trabalhadores nordestinos recebem até um salário mínimo enquanto que no Sudeste, apenas 01 em cada 5 trabalhadores recebe o mesmo valor.
A matéria afirma que o Nordeste brasileiro continua pujante, contando com com obras relevantes, como as refinarias da Petrobras no MA e CE, 01 unidade da Fiat em PE e a duplicação da BR101.
Vale a pena monitorar este crescimento e aproveitar as oportunidades.
Sucesso!!!
Fonte:
Folha de São Paulo, “Crise freia ‘crescimento chinês’ do Nordeste”, São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012