PJI Consulting

A travessia dos patos: uma lição de liderança

 

Extra! Extra! Extra!  Family of ducks struggle to cross highway, deu na CNN. Por aqui também saiu.O video foi destaque nas tvs brasileiras e chamou atenção pela alta dose de aflição gerada aos telespectadores. Assim que vi, senti a mesma preocupação de todos com os bichinhos numa travessia, aparentemente, impossível e que terminaria numa tragédia. Ao mesmo tempo, pude refletir numa das maiores lições de liderança para líderes e liderados, com destaque para a ousadia, coragem e firmeza do líder, além da união e submissão do grupo que levou a família dos patos à vitória. Veja comigo:

 

00:01 – A Coragem do líder deve ser reforçada no início da jornada, pois, levará o time a vencer barreiras que, aparentemente, são intransponíveis ou impossíveis. Nessa hora, uma lidernaça forte e a união do grupo devem ser as marcas de uma equipe vitoriosa, que irão aumentar a confiança do grupo desde o  início da travessia.

 

00:15 – Em todo o tempo o líder tem que liderar, principalmente, após a primeira adversidade já no meio da travessia. A convicção da vitória e voz de comando do líder serão fundamentais para encorajar o grupo a seguir em frente e vencer.

 

00:26 – Grupo que não anda no mesmo passo do seu líder, corre riscos desnecessários. Um grupo deve sempre estar sempre unido em torno do objetivo principal definido e seguir os passos no compasso do seu líder, pois, o pouco que se distanciar deste, colocará em risco a integridade de todos os liderados.

 

 

00:43 – A pausa faz parte da música assim como uma nota musical deve emitir um som, ou seja, no meio da sinfonia é preciso alguma pausa. Uma pausa rápida para “raciocinar” sobre os próximos passos também deve ser considerada. Quando bate o medo, além de coragem para prosseguir, é preciso também ser rapido e preciso na tomada de decisão, revisitar a estratégia e avaliar uma readequação ao novo contexto.

 

 

00:47 – Nessa travessia que muitos dirão ser impossível, muitas vezes ficaremos em meio aos ventos e sombras que nos farão pensar o pior: “o que estou fazendo aqui?”, “por que iniciei esta travessia?” Na sombra parecemos apenas um “borrão” na imagem, mas é preciso acreditar na vitória e seguir em frente.

 

00:48 – Muitas vezes os ventos serão tão fortes que dispersarão a nossa equipe. Nesta hora, o Líder deve seguir em frente com a marcha da travessia, pois, assim os liderados, quando embuídos do mesmo objetivo – a travessia – rapidamente se reunirão em volta do líder e seguirão a marcha.

 

 

01:01 – Após passar por todas as dificuldades de uma travessia “impossível”, o time chegou ainda mais unido e com o objetivo alcançado.

Sucesso!!!