Leonard Fuld (ao centro na foto) – um dos papas da atividade de Inteligência Competitva no mundo, respondeu recentemente para a revista Isto É Dinheiro, edição 679 de 08/10/10 :
Inteligência Competitiva é um processo de busca de informações no ambiente competitivo. O objetivo é entender e antecipar os problemas que possam afetar a organização. São movimentos de concorrentes, clientes e governos.
Estar atento as características da concorrência é fundamental para qualquer empresa ou organização, não importa o seu tamanho. Saber como seu concorrente trata os clientes ou se ele irá fazer uma promoção importante na próxima semana ou ainda, se ele abrirá uma nova filial perto de você, podem fazer com que seu comércio tenha condições de se antecipar e assim, criar novos produtos ou até mesmo melhorar a qualidade no atendimento aos seus clientes.
O grande desafio na prática da Inteligência Competitiva é saber capturar a informação que realmente interessa. Caso contrário, teremos apenas uma montanha de dados e informações das mais diversas e distintas que na prática, apresentará pouca utilidade. Será um verdadeiro “bando de dados” e não um banco de dados.
Para saber mais da concorrência, visite os seus sites, blogs, leia os principais jornais, fique atento aos folhetos entregue nos faróis, etc. Há diversas maneiras de se manter informado de maneira bem ética. Não se esqueça: junte toda a informação que for útil ao seu negócio e forme um banco de dados simples para visando ter um histórico bem definido sobre seus concorrentes. Isso possibilitará uma boa análise que o ajudará na melhoria dos seus produtos e serviços prestados aos seus clientes. Sucesso pra você!
Para saber um pouco mais assista também o vídeo abaixo, onde Afredo Passos (uma das maiores referências brasileiras do assunto) fala sobre a atividade: