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O Poder da Empatia

 As duas palavras mais poderosas quando estamos em conflito: “Eu também” – Brene Brown – TED Talk

EmpatiaEmpatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro e ela diretamente está relacionada à inteligência emocional. Quando você diz “eu também já passei por isso”, “eu compreendo”, você abre uma porta enorme para a comunicação e com a abertura desta porta, conflitos são resolvidos e resultados são alcançados.

O objetivo da empatia é a harmonia, seja ela no âmbito empresarial ou pessoal, e ela é caracterizada por atitudes altruístas. Todos nós possuímos uma escala de valores que sustentam a nossa vida. Segundo o coach Carlos Oshiro, “conhecer a sua escala e quais são os seus valores, ajuda muito a entender o que pauta a sua vida e por consequência a entender os valores que pautam a vida do outro”. Com isso, o caminho da harmonia começa a ser trilhado.

No livro “Formas de Vida”, do escritor Eduard Spranger, de 1914, se descobriu que as pessoas vêem o mundo de formas diferentes e foram identificados alguns valores que impulsionam os comportamentos. Entre eles destaco o valor social: “possui foco em ajudar os outros, por meio de atitudes altruístas e abnegação. Valor importante para formar e desenvolver pessoas”. Spranger percebeu o poder da empatia no comportamento humano.

A empatia impulsiona um comportamento altamente transformador dentro das empresas! Ser respeitado é uma das necessidades do ser humano, descrita por Maslow como necessidade de estima. Quando alguém se sente respeitado, ouvido, compreendido, esse alguém se abre para contribuir com o seu melhor.

Experimente o poder da empatia! Torne-se uma ferramenta poderosa de transformação social dentro e fora de sua empresa!


Andréia Alves é escritora, Relações Públicas, palestrante e pesquisadora do comportamento humano. Escreve especialmente para a PJI Consulting. Todos os direitos reservados.
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