Gestão de Conteúdo numa Missão Empresarial: um modelo de missão empresarial que dá certo

HomeLiderançaGestão de Conteúdo numa Missão Empresarial: um modelo de missão empresarial que dá certo
O caminho da estratégia

Gestão de Conteúdo numa Missão Empresarial: um modelo de missão empresarial que dá certo

Organizar uma missão empresarial relevante requer muita atenção aos detalhes. Foi com este foco que eu e toda equipe da PJI Consulting nos unimos às Operadoras de Turismo Classe A Online, de João Pessoa, e a Online Operadora, de Salvador/BA, para levarmos no último mês de outubro/2013, cerca de 30 empresários, a maioria paraibanos, até a Canton Fair, na China.
Mas para que a expedição não fosse apenas uma grande viagem, sugerimos, enquanto gestores de conteúdo desta missão, ações preparatórias para facilitar a compreensão e aprendizagem por parte do empresariado que nos acompanharia. Assim, como não podemos fazer nada sozinhos, buscamos o apoio de grandes marcas e especialistas em suas áreas, como a Classe A Online Operadora de Turismo, responsável pela operação turística, a AL Trade, especializada em importação e exportação, o SEBRAE PB, que ministrou um curso sobre importação na fase preparatória da viagem e diversas outras empresas, o Sistema Correio de Comunicação, dando o suporte em mídia como uma forma de prestação de contas àqueles que acreditam em nosso trabalho. Além destes, a FECOMERCIO-PB, a Secretaria de Turismo de João Pessoa também nos apoiaram. Com isso em mente, partimos para mais uma missão empresarial, agora com foco na INSPIRAÇÃO, COMPETITIVIDADE E NEGÓCIOS.
 
Canton Fair, na China: oportunidade de inovação e aumento da competitividade para o empresário brasileiro

Canton Fair, na China: oportunidade de inovação e aumento da competitividade para o empresário brasileiro

 
Com os empresários atravessamos o mundo até a China em busca de novas oportunidades, tendências e ideias para aprimorar seus respectivos negócios aqui no Brasil e os tornarem ainda mais competitivos. Por lá puderam encontrar insumos, matérias-primas e equipamentos que possibilitarão o aumento da competitividade e da capacidade de empreender num mercado em constante transformação. O maior grupo foi na primeira fase da feira, entre os dias 12 a 23.10.13, quando puderam conferir as novidades nas áreas de máquinas e equipamentos pesados, pequenos maquinários, bicicletas, motos, autopeças, produtos químicos, hardware, ferramentas, veículos, máquinas para construção, eletrodomésticos, eletrônicos, produtos elétricos, computadores e produtos de comunicação, equipamentos de iluminação, materiais de construção, decoração e artigos sanitários para banheiro. 
 
 
Na volta, fizemos uma pausa de três dias para conhecer a maravilhosa Dubai, onde vivenciamos uma verdadeira experiência prática sobre o estado da arte em organização, estratégia, visão de futuro, planejamento e gestão de alto impacto. Além disso, tivemos também um excelente encontro com o empresário brasileiro, Sr. Omar Khaled, da Construtora Engeprot, que nos contou sua história de pioneirismo, resiliência, superação e capacitação pessoal para empreender no Oriente Médio a partir de Dubai, uma história que iniciou após a visita em uma feira internacional. Um verdadeiro show de aula!!! Segundo Khaled, em Dubai o empresário tem que trabalhar em constante conformidade, pois, apesar das altas exigências de qualidade em tudo o que se faz por lá, não há a burocracia que conhecemos no Brasil.  “Quando há sistematização e conformidade nos processos, as coisas acontecem”, completou.
 
Conversa com o empresário brasileiro, Omar Khaled, da Construtora Engeprot: quando há sistematização e conformidade nos processos, as coisas acontecem

Conversa com o empresário brasileiro, Omar Khaled, da Construtora Engeprot: quando há sistematização e conformidade nos processos, as coisas acontecem

 
 

Tivemos ainda um maravilhoso almoço num dos hoteis mais luxuosos do mundo, na coroa da palmeira criada artificialmente pelo Sheik Al Maktoun: o Atlantis the Palm, que além de um verdadeiro banquete de comidas maravilhosas, possibilitou a todos uma excelente oportunidade contemplar as inúmeras possibilidades de ação criativa do homem.

Almoço no Atlantis the Palm, em Dubai

Almoço no Atlantis the Palm, em Dubai

 

Almoço no Atlantis the Palm

Almoço no Atlantis the Palm

 

Segundo a avaliação de 90% dos empresários que acompanharam a missão, a visita em feiras internacionais como a Canton Fair é um grande diferencial e a maneira como foi organizada pela Missão Business, facilitou a inspiração e a geração de novos negócios. Apesar deste elevado índice de aprovação da Missão, sabemos que o sucesso só pode ser contínuo se existirem ações contínuas de ajustes que visam o aprimoramento das nossas ações enquanto organizadores. E é neste foco que nós da PJI Consulting seguiremos em frente fazendo todos os ajustes necessários para ampliar o nível de satisfação dos nossos clientes e amigos. Para isso, já programamos outras missões empresariais a partir de 2014 e 2015, contemplando a própria Canton Fair, na China, Dubai, Nova York, Chicago, Salvador e São Paulo.

Que Deus nos capacite para realizar.

Sucesso!!!

Palestra com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco (DEPEC), sobre o mercado chinês na fase preparatória a viagem.

Palestra com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco (DEPEC), sobre o mercado chinês na fase preparatória a viagem.

 

Kit Empresarial Missão Business 2013

Kit Empresarial Missão Business 2013

 

Palestra sobre importação ministrada pelo SEBRAE PB na fase preparatória da viagem à China

Palestra sobre importação ministrada pelo SEBRAE PB na fase preparatória da viagem à China

 

Empresários que participaram da primeira fase da Canton Fair, na China em outubro de 2013

Empresários que participaram da primeira fase da Canton Fair, na China em outubro de 2013

Veja mais sobre esta viagem edição 2013 no Facebook

 

 

 

 

Diretor da PJI Consulting, consultoria empresarial especializada em Gestão, Inteligência e Treinamentos. Possui mais de 20 anos de experiência profissional. É autor do livro Insights para uma gestão de alto impacto, especialista em análise de cenários; professor de Planejamento Estratégico e palestrante sobre assuntos que envolvem Estratégia, Organização e Gestão corporativa.

Leave a Comment