Vou aproveitar uma provocação feita por Alfredo Passos, um dos mais renomados profissionais de IC no Brasil, que na sua comunidade NING fez um alusão ao atual estágio da Inteligência Competitiva no Brasil, pedindo aos seus leitores que completassem a seguinte frase: “O marketing está para marketers assim como a Inteligência Competitiva está para….”.
Em resposta ao fórum, escreví que essa frase é uma excelente provocação, boa para estimular a criatividade dos colegas de IC. Isso é necessário, pois, apesar dos avanços conquistados em diversas empresas na área de Inteligência, ainda existem muitas pessoas que afirmam saber o que é IC, mas que na verdade nada mais são que bons “clippeiros”.
É lamentável ver relatórios de Inteligência Competitiva que retratam apenas o passado dos concorrentes, sem ao menos, existir uma simples construção projetiva, quanto mais prospectiva em relação a esses players no mercado.
Ainda tem muita gente que não sabe pra que serve essa tal de Inteligência Competitiva.
Eu já ví muita coisa nessa atividade e por isso acredito que há muito por se fazer para deixar essa tal de IC mais real para os dias atuais, feito de pessoas que só se interessam pelo que é tangível, como se o intangível pudesse ser desprezível.
Assim, acredito que hoje a frase lançada poderia ser finalizada da seguinte maneira:
“O marketing está para marketers assim como a Inteligência Competitiva está para os inteligentes”.
Mas porque inteligentes? Você pode me perguntar. Por causa, justamente, da falta de conhecimento básico sobre o tema que ainda paira sobre muitos e que faz tantos acreditarem que esse termo ainda é apenas mais um adjetivo.
Saúde e sucesso !
Paulo Junior, direto de João Pessoa/PB