PJI Consulting

Logo PJI Consulting

Insights PJI

Informações para quem precisa

Implantando uma filosofia de Gestão de Projetos em organizações de pequeno a médio porte

Nos dias atuais onde a competitividade entre as empresas tem se transformado em lutas corporativas cada vez mais agressivas pela conquista do consumidor, é imprescindível que as organizações de qualquer porte se contextualizem e busquem novos conhecimentos para fazer frente ao avanço voraz dessa concorrência.

Neste contexto, temas importantes e intangíves vem ganhando espaço nas corporações, fazendo com que cada uma delas se volte a assuntos mais estratégicos e holísticos como, por exemplo, aprendizagem organizacional, Inteligência Competitiva, Gestão de Marcas, Ativos Intangíves e, dentre tantos outros, a Gestão de Projetos.

A elevação do padrão de qualidade de produtos e serviços, bem como, a exigência cada vez mais alta dos mercados globalizados tem feito com que as empresas, inclusive as micro, pequenas e médias, adotem um novo comportamento para vencer estes novos desafios. E diante de tantas responsabilidades, implementar esta nova postura profissional exige uma gestão cada vez mais eficaz, eficiente e efetiva, que é executada através de uma nova filosofia de administração capaz de coordenar todos os componentes e atores que atuam neste novo cenário.

Para tanto, é fundamental exercer com disciplina os princípios de uma boa gestão e partir para a adoção de uma verdadeira governança corporativa. Dessa forma, a Gestão de Projetos se destaca porque é hoje uma das principais atividades que servem, literalmente, para transformar em prática as diretrizes estratégicas delineadas pela organização.

Falar em Gestão de Projetos é falar do próprio sentido de administração, porque, na verdade, gerir projetos requer competências administrativas para dar a direção às pessoas, para delegar tarefas, acompanhar prazos, conferir ações, propor ajustes, provocar iniciativas, enfim, liderar. Um bom gestor de projetos deve estar preparado para liderar pessoas, que são o grande ativo de qualquer negócio.