Economia compartilhada na prática

HomeBlogInovaçãoEconomia compartilhada na prática
Carro-Compartilhado-Dubai-EKAR-APP

Economia compartilhada na prática

A economia do compartilhamento já não é mais uma tendência, mas sim uma realidade.

Dubai - De maneira mais simples, podemos falar que a economia compartilhada está baseada no uso e não na posse de alguma coisa. Não somente isso, mas em novas formas de organização do trabalho, muito mais estabelecidas em redes do que em estruturas matriciais, também na na utilização dos bens, dos espaços físicos ou mesmo na organização dos cidadãos em redes ou comunidades. Geralmente, tudo isso é intermediado por aplicativos.

Segundo o colunista do New York Times, Thomas Friedman, a quem tive o prazer de ver e ouvir ao vivo na HSM Expo, em São Paulo, no auge da crise de 2008, o mercado chegou a um limite e declarou que o modelo hiper consumista não era mais sustentável e as preocupações ambientais, a recessão global, as tecnologias e redes sociais e a redefinição do sentido de comunidade contribuíram para o surgimento desse novo modelo econômico.

A prova disso em nossas vidas são empresas como Uber, AirBnb (há quem ache que não são) e a EKAR pay per minute car rentals, de Dubai. Usei este serviço em Dubai em abril de 2018 e conto como tudo funcionou perfeitamente.



Carro compartilhado em Dubai: acessibilidade e custo são os grandes atrativos para esse tipo de locomoção.

Os ekars sempre estão estacionados na rua, em locais de fácil acesso. O mote utilizado pela companhia é a conveniência e facilidade para você se preocupar com as suas taregas e não com o transtorno em ter um carro (abastecer, estacionar, manutenção, impostos, etc). Suas propagandas são apelam para essa facilidade na hora de fazer compras, ir a uma reunião ou até mesmo conhecer amigos na praia.

Tudo o que você precisa é uma carteira de motorista internacional, identidade e ter pelo menos 21 anos de idade nos Emirados Árabes Unidos. A taxa de inscrição é apenas AED 1 (algo em torno de R$ 0,95), paga via cartão de crédito. Todo o processo de aprovação é dentro de 1 hora.

Depois de aprovado, você pode reservar o carro por minuto, por 1 hora, um dia, semana ou até mesmo alugar o carro mensalmente, dependendo do grupo que você se tornar membro. Daí, você pode reservar seu carro via App ou online para usar imediatamente ou para fazer uma pré-reserva até duas semanas antes.

Ao chegar no carro, eles recomendam que você veja se o carro está em boas condições, inclusive a limpeza. Se não estiver, eles pedem que você relate esses danos. A chave do carro fica localizada dentro do porta-luvas e você deve colocar o PIN personalizado enviado pelo APP no terminal existente no porta-luvas. Desbloqueie usando o aplicativo e dirija normalmente até o seu destino.

O que eu achei mais interessante é que você só paga pelo que usa, sem custo de combustível, sem taxas de estacionamento e sem custos de seguro. Parece até propaganda, mas é mesmo. Me atendeu super bem e foi bem mais em conta que o táxi, graças ao grande amigo Rafael Custódio (foto), radicado em Dubai. Os preços começam em AED 0,50 por minuto, algo em torno de R$ 0,47.



Nas cidades brasileiras já existem serviços similares, veja na matéria do G1. O mundo agradece!