Como foi a HSM Expo 2018?

HomeBlogComo foi a HSM Expo 2018?
HSM_Expo18_facebook_cover_cam3

Como foi a HSM Expo 2018?

SAIBA TUDO O QUE ACONTECEU NOS 03 DIAS DO MAIOR EVENTO DE GESTÃO DA AMÉRICA LATINA

EMPRESÁRIOS MULTIPLICAM PERSPECTIVAS

Empresários paraibanos visitam a HSM 2018

Com o tema “Multiplique Perspectivas”, aconteceu nos dias 5 a 7 de novembro, em São Paulo, o HSM Expo 2018, o maior evento de Gestão e Liderança da América Latina. Mais uma vez foi um grande espetáculo onde quem participa nunca sai como entrou, “sempre saímos maior e melhor”, comenta Paulo Junior, CEO da PJI Consulting. Isso acontece porque os conceitos abordados trazem o que há de melhor no mundo dos negócios, completou Junior.

Ter um propósito claro foi o grande destaque no evento e passou a ter maior relevância nesse novo tempo. É certo que ao tratar deste assunto há exageros porque algumas pessoas passam a querer encontrar propósito em absolutamente tudo. Sofrem da “propositite” aguda. O que realmente ganhou destaque foi propósito real em saber como cada indivíduo deve se colocar diante de um mundo cada vez mais complexo. Por isso o termo VUCA, do Inglês volatility, uncertainty, complexity and ambiguity, que significam (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), foi bastante evidenciado em quase todas as palestras.

PALESTRANTES
William Ury, um dos maiores negociadores do mundo contemporâneo também destacou a importância do propósito para cada parte que está numa negociação. Segundo o palestrante, os stakeholders devem se conhecer cada vez mais antes de entrar numa negociação. Com isso, podemos fazer uma ligação com o “foco” de Daniel Goleman, quando ele fala sobre as competências de inteligência emocional. Neste sentido, Ury destacou que para conseguir uma boa negociação, você deve sempre entrar preparado, sabendo bem o que você quer e tentar ao máximo entender a outra parte. Após isso, todos devem fazer um exercício bastante prático que é: “escrever o discurso da vitória da outra parte e não a sua vitória”, algo difícil de conceber em tempos em que todos só querem seus direitos.

Dentre tantos nomes consagrados, destacamos a participação do otimista Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, que apresentou um mundo abundante e quase perfeito com máquinas interligadas que vão conversar entre si, robôs, carros elétricos e autônomos, consumo mais inteligente, uma série de transformações que ele julga, nos próximos 10 a 15 anos, veremos nas ruas de São Paulo.


Peter Diamand: abundância é o nosso futuro, tema do seu TED que você pode encontrar em https://goo.gl/tZJKBS

O evento seguiu falando sobre a mesma preocupação do ser humano: entender o novo contexto mundial de grande transformação tecnológica, com interligação da internet, agora não só internet das coisas, mas a internet de tudo onde há boas perspectivas de mudança para a humanidade.

RESSALVA DE “JOI”
Joichi Ito, ativista japonês, empresário, capitalista de risco e diretor-geral do MIT Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology, trouxe uma visão mais cautelosa das grandes transformações que estão acontecendo no mundo. Falou que toda essa trasnformação traz consigo muita coisa boa, porém, “se a gente não cuidar em avançar no processo ético, acabaremos deixando que pessoas más usem tudo isso para o lado ruim das coisas”, completou.


Joichi durante o HSM Expo 2018 – Ito https://twitter.com/joi

Assistimos ainda uma das melhores palestras do evento, ministrada por Don Tapscott, autor do livro Blockchain Revolution, que trouxe temas que vão impactar nosso dia-a-dia, como Bitcoins, Blockchain, criptomoedas, transações em rede, contratos inteligentes, etc. Ele balançou as mente dos que estavam no evento ao trazer exemplos inquietantes que o Blockchain trará nas áreas da saúde, mercado financeiro, direito, dentre tantas outras, melhorando a vida da humanidade, barateando os custos de operação, trazendo uma nova realidade das coisas.


Don Tapscott e Paulo Junior

ENCERRAMENTO
Um dos registros mais marcantes dessa 18ª edição da Expo foi a presença marcante de José Salib Neto, cofundador da HSM Educação Executiva, que contou como foram seus 30 anos de experiências desde a criação da HSM, passando pelas dificuldades em trazer os maiores nomes do
management mundial, até os dias atuais, fazendo-a chegar a ser uma das maiores referências mundiais em conteúdo em educação executiva. Tudo isso nos traz, particularmente, uma grande alegria porque o Salibi nos ajudará também a começar um novo projeto em João Pessoa/PB, que é a Embaixada de Negócios, e para isso, esteve conosco no dia 26 de novembro/18 palestrando no Centro de Convenções Cidade Viva com o tema “Gestão do Amanhã”, falando exatamente da revolução que o mundo está passando e como foi conviver com os maiores nomes do mundo da gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter, Philip Kotler, Tom Peters, Jim Collins, CK Prahalad, entre outros, que influenciaram e influenciam o mundo dos negócios até hoje.

Salibi palestrando no lançamento da Embaixada de Negócios da PB

Em resumo, a EXPO foi um grande evento que explicou como serão as grandes transformações no mundo e como devemos nos preparar. Os empresários que foram com a PJI Consulting e com o apoio do Sebrae-PB, relataram uma experiência renovadora com grande aprendizado, muitas informações relevantes e um networking de primeira linha. Ficamos felizes por saber que tudo isso pode transformar vidas, empresas, pessoas e toda a sociedade.