As estratégias empresariais e os princípios do sucesso duradouro

HomeBlogPlanejamento estratégicoAs estratégias empresariais e os princípios do sucesso duradouro

As estratégias empresariais e os princípios do sucesso duradouro

Como garantir às empresas vantagens competitivas duradouras e desenvolvimento, com sustentabilidade? Christian Stadler e colegas da faculdade de administração da Universidade de Innsbruck fizeram um estudo de benchmarking para comparar nove pares de empresas européias ao longo de um período de 50 anos.

Cada par era do mesmo setor (de preferência, do mesmo país) e trazia uma empresa de desempenho excepcional e outra de desempenho sólido, mas menos estelar. O projeto revelou quatro grandes pontos, chamados de princípios do sucesso duradouro:

Conheça os 4 pilares de um sucesso duradouro

  1. Explore o hoje antes do amanhã. Grandes empresas não apostam na inovação para crescer. Antes, crescem graças à eficiente exploração do pleno potencial de ativos e recursos que já possuem.
  2. Diversifique a carteira de negócios. Boas empresas, cientes do perigo da diversificação irracional dos negócios, tendem a se ater a sua área de especialização. Já grandes empresas sabem quando diversificar e seguem resilientes graças a um amplo leque de fornecedores e a uma vasta base de clientes.
  3. Lembre-se de seus erros. Boas empresas propagam histórias de sucesso, enquanto grandes empresas lembram também dos erros do passado, para garantir que não voltem a ocorrer.
  4. Seja conservador na hora de mudar. Grandes empresas raramente fazem mudanças radicais – e planejam e implentam com muito cuidado qualquer mudança.

Que diferença fazem esses princípios? Uma comparação entre quem tivesse investido um dólar em 1953 em um grupo de empresas que seguiu esses preceitos, teria hoje US$ 4.077. Por sua vez, empresas usadas para comparação, o mesmo dólar valeria hoje US$ 713.

Fonte: Harvard Business Review, julho 2007.


Alfredo Passos

*Alfredo Passos é Partner da KMC, Professor ESPM, autor dos livros “Inteligência Competitiva – Como fazer IC acontecer na sua empresa” e “E a concorrência não levou! – Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais”, “Inteligência Competitiva para Pequenas e Médias Empresas” e “Homem no fogão e mulher na gestão“, todos editados pela LCTE Editora.