PJI Consulting

Logo PJI Consulting

A pontualidade favorece as relações sociais

O termo “pontual”, vem do Latim medieval, punctualis, significa “precisão, exatidão, meticulosidade quanto ao chegar à hora marcada, ao fazer as coisas no seu tempo justo e devido momento ”.

Vivemos numa cultura em que o atraso é aceito como algo normal, pois, em dias conturbados em que vivemos atualmente, o que não nos falta são motivos para justificar nossos atrasos. A antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, diz que a origem do descompromisso com horários do brasileiro está ligada ao famoso “jeitinho brasileiro” aliado a uma experiência nacional de cidadania arredia, ou seja, o brasileiro associa os horários ao formalismo da esfera pública. Já Livia Barbosa, da Universidade Federal Fluminense, aponta outro fator: o uso da impontualidade como afirmação de poder. “Um funcionário burocrático de uma instituição qualquer pode dar um chá de cadeira na pessoa que ele está atendendo só para valorizar o serviço”, diz Livia.

Os atrasos, além de demonstrar grande descortesia com os outros, custam caro para todos e também para as nações. Em 2007, por exemplo, o presidente do Peru, Alan Garcia, lançou uma campanha oficial contra a impontualidade no país. A campanha chamada “A hora sem demora”, foi lançada pouco depois das 12h, quando todos foram convidados a sincronizar seus relógios como parte do movimento anti-atrasos. “Temos que acabar com esse costume nefasto de não sermos pontuais; É o princípio da democracia e da convivência civilizada dos homens”, completou García. Levantamentos apontam que a impontualidade custa ao Peru até US$ 1,5 milhão por ano.

Pordemos afirmar, portanto, que ser pontual está ligado diretamente ao bom relacionamento interpessoal que, não somente o líder, mas todos devem estar antenados para promover o bem próprio ou alheio, uma vez que a produtividade receberá grande incentivo para que se apresente ao grupo. Assim, todos ficarão mais felizes!

Analise o infográfico abaixo para que você possa ser mais pontual e, portanto, eficaz:

 

.

 

Fontes:

http://veja.abril.com.br/240399/p_084.html – 24/03/99

http://www.ceaec.org.br/conscientia/index.php/conscientia/article/viewFile/245/244

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL8402-5602,00-PERU+ACERTA+RELOGIOS+E+INICIA+CRUZADA+CONTRA+A+FALTA+DE+PONTUALIDADE.html

http://www.euvivoabiblia.com/2012/01/atraso-x-pontualidade-parte-1.html