Blog

HomeBlogViva com ousadia!

Viva com ousadia!

TheodoreRooseveltNo grego, o termo ousadia é “parrhesia” que significa “toda sinceridade” ou “franqueza” ou “PUBLICIDADE” (no sentido de tornar público ou expressar para se ouvir) e também pode significar dentro de determinado contexto gramatical do grego (coiné) “certeza”.

Viver com ousadia nada mais é do que se expor, com todas as suas fraquezas, limitações e vulnerabilidades. É ter a coragem de enfrentar riscos, se comprometer a vencer as incertezas e se não conseguir vencê-las, encará-las com sinceridade, franqueza, se dar o direito de se expressar e de ser ouvido, preparado para todo tipo de críticas.

O ex presidente americano Theodore Roosevelt discursou em 23 de abril de 1910 – “Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente; que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções; mas que, na verdade, se empenha em seus feitos; que conhece o entusiasmo, as grandes paixões; que se entrega a uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente!” – Trecho do discurso “Cidadania em uma Republica” ou “O Homem na Arena”.

Parabéns, você está na arena da sua vida, dos seus negócios… nessa arena está toda sua realidade humana, onde o “ser perfeito” e “à prova de bala” não existem, mas é onde existe a nossa vulnerabilidade, onde nossa única escolha tem a ver com o compromisso de ousar aparecer e deixar que nos vejam e que nos aplaudam simplesmente por termos tido a coragem de nos entregar por inteiro.


Andréia Alves é escritora, Relações Públicas, palestrante e pesquisadora do comportamento humano. Escreve especialmente para a PJI Consulting. Todos os direitos reservados.
Motive seus funcionários. Leve uma das palestras desta autora para sua Organização. Fale conosco pelo atendimento@pji.com.br.