Blog

HomeBlogTESTEMUNHAS DE UMA NOVA REVOLUÇÃO
CAPAFACE3

TESTEMUNHAS DE UMA NOVA REVOLUÇÃO

Novos sinais apontam que algo muito impactante já está acontecendo para transformar a forma de consumir
Supermercado sem checkouts. O cliente simplesmente pega o produto na prateleira e vai embora sem filas, sem tocar em dinheiro físico e sem muito bla bla blá. O varejo americano fechando lojas em todo o mercado nos próximos anos, enquanto a Amazon, a mesma em que publicamos o livro “Insights para uma gestão de alto impacto”, afirmou que o último Natal foi o melhor de sua história.

Com certeza, estes fatos darão todo o pano de fundo para a maior feira de varejo do mundo que acontecerá entre 15 a 17 de janeiro no Jacob Javits Convention Center, em Nova York/EUA, para onde estão indo mais de 2000 brasileiros, incluindo uma comitiva assinada pela Fecomercio-PB, organizada pela PJI Consultig e viabilizada pela Primundo para inspirar os principais líderes do Estado. Nessa feira, que conta com a participação de mais de 80 países, acontecem os principais debates que norteiam as tendências para o varejo mundial. São cerca de 300 palestrantes que inspiram mais 35 mil visitantes. O futuro do varejo passa ,anualmente, por Nova York e o evento deste ano aprofundará o debate sobre pontos cruciais que devemos estar atentos:

  • Realidade Virtual: grande tendência que ajudará muito a humanidade, inclusive na área médica. Vimos isso com Jeremy Bailenson, fundador do Virtual Human Interaction Lab, da Stanford University que esteve conosco na última HSM Expo 2016 em São Paulo.
  • Impressão 3D: vimos muito isso na Canton Fair, na China em 2015. Muitas empresas fabricando impressoras 3D a um custo baixíssimo.
  • Economia compartilhada: Uber e Airbnb estão aí para todos. Você usa e gosta, eu sei.
  • Internet das Coisas: Sabe a rede elétrica? A internet das coisas será tão participante em nossas vidas quanto ela é, assim como o wi-fi é essencial hoje. Lembro-me de chegar num jantar no meio do deserto de Dubai (eu falei deserto) e um colega pergunta com muita seriedade: Paulo, aqui tem wi-fi? Acredite. Claro, rimos bastante. Com a Internet of Things (IoT) sua geladeira avisará que o leite está acabando, por exemplo, dentre outras coisas mais úteis.
  • Hibridismo digital: a conveniência das compras online, aliada ao prazer de retirar o produto na hora. O conceito de online/off-line deixará de fazer sentido: compras nas lojas será direcionada para o online. Com tudo isso, especialistas apontam que a loja física deixará de ser o último elo da jornada de compra que deve considerar o perfil de cada cliente. O varejista, seja qual for o seu tamanho, precisa estar atento a estas transformações.

Note que nos tornamos testemunhas vivas de um momento histórico que está modificando o comportamento do consumidor pós-moderno. Coloquem neste cenário as incertezas trazidas pela posse do novo presidente dos Estados Unidos, pelo Brexit na União Europeia, pelo momento político-econômico delicado em que vive o Brasil, dentre tantos outros fatos perturbadores que estão ocorrendo no mundo. Ainda assim, não há motivos para pânico. Quando tudo parece ser um enorme furacão, somente no seu olho que é possível dançar.
Durante a NRF 2017, compartilharemos muito mais com vocês.
Acompanhe!

 

 

Leave a Comment