Blog

HomeBlogSeja um líder senciente!

Seja um líder senciente!

oliver-sacks

Oliver Sacks

Uma das coisas que mais amo na leitura é a oportunidade de aprender palavras novas! Hoje aprendi uma com Oliver Sacks, o poeta da neurociência que morreu no último dia 30/08/15, vítima de câncer. Oliver, seis meses antes de sua morte escreveu uma carta que foi publicada no New York Times: “Não posso fingir que não estou com medo. Mas meu sentimento predominante é de gratidão. Amei e fui amado; recebi muito e dei algo em troca; li, viajei, pensei e escrevi. Tive uma relação com o mundo, a relação especial de escritores e leitores. Acima de tudo, fui um ser senciente, um animal pensante nesse planeta maravilhoso e isso, por si só, tem sido um enorme privilégio e aventura.”

Senciência, palavra que define a capacidade de sentir. É um conceito que combina os termos “sensibilidade” e “consciência”.

Somos capazes de muitas coisas, mas e quando não conseguimos sentir o que o outro sente? Oliver foi um médico que se sensibilizou com os seus pacientes. Foi capaz de entender e interpretar o cérebro com uma sensibilidade que o diferenciou de todos os outros médicos e isso o tornou brilhante.

Ser sensível é se mostrar receptivo com o outro. A receptividade constrói pontes e abre janelas nos relacionamentos.

Todo relacionamento seja pessoal ou empresarial tem como fundamento a emoção. Bons líderes conseguem ter empatia, assim percebem os pontos positivos e de melhoria e os anseios de seus colaboradores.

Desenvolver e aprimorar a sensibilidade no ambiente corporativo é se destacar no mercado de trabalho.

Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”, fala sobre a importância de estabelecer uma conexão emocional com os seus liderados e você pode fazer essa conexão através de percepções conscientes dos acontecimentos à sua volta.

A sua sensibilidade vai inspirar pessoas, valorizar sorrisos e proporcionar bem-estar.

Seja um líder sensível, vivo, impressionável, suscetível, receptivo, vivaz, sutil e brilhante.

Sucesso sempre!

Andreia Alves