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NFR17 MOSTRA COMO SERÁ O FUTURO DO VAREJO

MISSÃO TÉCNICA VISITA A MAIOR FEIRA DE VAREJO DO MUNDO.

NEW YORK CITY – A maior feira dedicada ao varejo no mundo acontece anualmente em Nova Iorque/EUA. Neste ano o evento aconteceu entre os dias 15 a 17 de janeiro no Jacob K. Javits Convention Center e reuniu mais de 35 mil pessoas representando mais de 80 países, dos quais o Brasil se destacou como uma das maiores delegações com cerca de 2.000 inscritos. A PJI Consulting organizou a Missão Técnica que foi assinada pela Fecomercio-PB e teve operação turística da Primundo.

Delegação Brasileira operada pela Primundo, integrada pela comitiva organizada pela PJI Consulting e assinada pela Fecomercio-PB
Delegação Brasileira operada pela Primundo, integrada pela comitiva organizada pela PJI Consulting e assinada pela Fecomercio-PB
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Líderes paraibanos visitando a NRF 2017
Paulo Junior, CEO da PJI Consulting, e Dr. Marconi Medeiros, Presidente da Fecomercio PB durante a NRF 2017
Paulo Junior, CEO da PJI Consulting, e Dr. Marconi Medeiros, Presidente da Fecomercio PB durante a NRF 2017

O grande tema destacado pela maioria dos palestrantes na NRF deste ano foi “gente”, ou seja, foi dada grande importância ao cuidado especial com as pessoas, pois, todos são clientes externos ou internos. Apesar de toda a tecnologia de ponta apresentada na exposição paralela aos grandes debates e palestras do evento, o enfoque às pessoas ganhou destaque porque o ser humano necessita cada vez mais saber como lhe dar com tamanho avanço tecnológico e aprender usar bem a infinidade de informações que são disponibilizadas em tempo real para criar uma verdadeira experiência de compra aos consumidores ou mesmo para entender as demandas e necessidades dos clientes internos e, por isso, a área de capacitação e treinamento mereceu destaque total nesta edição da feira.

O varejo do futuro treinará muito mais e com maior periodicidade seus colaboradores, pois, somente com profissionais capacitados, devidamente treinados e atualizados é que será possível utilizar todas as informações disponíveis sobre o consumidor e criar uma verdadeira e durável experiência. Por isso, a NRF deixou muito claro que a partir de agora o lema para o varejo (e por que não para todos os setores?) deve ser: TREINAR. TREINAR. TREINAR. A própria Fundação Nacional do Varejo criou um programa específico chamado RISE UP (veja o vídeo) para treinar todos os profissionais do setor, dos mais altos diretores aos mais simples funcionários. Para dar o exemplo, a NRF levantou entre os seus associados cerca de U$$ 2 milhões que serão revertidos integralmente nesse programa de treinamentos sob o argumento de que um empregado bem treinado produz  o equivalente a três funcionários.

Paulo Junior experimentando o sistema de realidade virtual da Intel durante a NFR2017

A tecnologia não poderia ficar de fora e os expositores que dão suporte ao varejo tem apostado cada vez mais na Intenet das coisas e na realidade virtual. A internet das coisas será tão presente e necessária como a energia elétrica é hoje em dia. Cada vez mais o mundo físico se integrará com o virtual e a personalização dos produtos atingirá um patamar nunca antes alcançado, fortalecendo as marcas pessoais; tudo para criar uma experiência que gere uma relação pessoal do consumidor com suas marcas preferidas. Soluções tecnológicas para ampliar as sensações através da realidade virtual, coleta de dados para prestigiar seu cliente de forma mais que especial ou mesmo criar áreas de convivências nas lojas para deixar tudo com cara de maior proximidade possível, como se o cliente estivesse ao redor de uma fogueira experimentando seus produtos e registrando suas opiniões.

Encontros especiais com Guilherme Soares, CEO da HSM Educação Executiva e o mestre Ulysses Reis, da Treinasse Cursos Gerenciais
Encontros especiais com Guilherme Soares, CEO da HSM Educação Executiva e o mestre Ulysses Reis, da Treinasse Cursos Gerenciais

Neste contexto de tecnologia e interação humana, identificamos que a atividade de Inteligência de Mercado se destaca nesta nova era da experiência do cliente, pois, não basta ter as melhores tecnologias e capturar o máximo de dados do seu cliente, é preciso saber usar e transformar dados em informação, para daí então, transformá-los em Inteligência que nada mais é do que o conhecimento aplicável para um determinado fim. Sistemas inteligentes como o poderoso Watson da IBM certamente tem ajudado a decifrar muitas equações para os negócios, mas acreditamos que não podemos desconsiderar o feeling do varejista, que deverá fazer grande diferença por muitos anos ainda.

Para quem deseja manter firme o seu negócio, especialmente, aqueles ligados ao varejo, deve agir para conhecer melhor e entender o seu cliente, pois somente assim é que poderá atender as crescentes demandas dos consumidores. Deve também se programar para estar com a PJI Consulting na próxima NRF 2018!

Sucesso!!!

 

Paulo Junior

CEO PJI Consulting

 

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