Blog

HomeBlogGenerosidade e Sucesso
Business teamwork standing hands together.

Generosidade e Sucesso

Generosidade e Sucesso

Li recentemente sobre Adam Grant, um grande líder no campo da psicologia organizacional que presta consultoria regularmente para empresas como Google, Merck e Goldman Sachs sobre como tornar seus colaboradores mais produtivos.  Em seu livro ‘Dar e Receber’, Grant faz uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência e através de um trabalho convincente, ele nos prova que pessoas generosas podem conseguir muito mais do que as zelosas que acreditam que o mundo é um lugar extremamente competitivo e que por isso precisam estar em primeiro lugar. Ainda segundo Grant, pessoas mais generosas produzem mais por se sentirem mais felizes e realizadas!

Concordo com Grant e acredito que a generosidade tem um poder de impacto positivo sobre as pessoas pelo simples fato de a generosidade ser a virtude de acrescentar algo ao próximo. Quando somos generosos com alguém, estamos valorizando sua vida, suas habilidades, suas competências, sua simples e importante existência.

Não tive a oportunidade de ler ainda o livro de Adam Grant, mas gosto da relação mencionada por ele: sucesso, generosidade e influência. Elas estão intrinsecamente ligadas. A influência é a melhor maneira de inspirar pessoas a serem melhores. Quando influenciamos alguém, certamente interferimos em sua história e contribuímos para o seu sucesso pessoal e consequentemente seu sucesso profissional.

A influência é uma generosidade que você consegue realizar quando atinge certo nível de liderança. Ser mentor de alguém é a forma mais valiosa de doar a si mesmo. Encontre alguém que você possa servir e a oferecer tempo e recursos para torna-lo um profissional melhor e você verá a generosidade trabalhando a favor de seu sucesso.

Uma outra maneira de desenvolver a generosidade é usando seu dinheiro para produzir algo que sobreviva a você. Invista em projetos que cause impacto positivo na vida de outras pessoas.

E agora a regra de ouro da generosidade: coloque as pessoas em primeiro lugar e agradeça a Deus por tudo o que possui. A generosidade emana do contentamento e não do desejo de adquirir mais.

Sucesso sempre!

Andréia Alves é escritora, Relações Públicas, palestrante e pesquisadora do comportamento humano. Escreve especialmente para a PJI Consulting. Motive seus funcionários. Leve uma das palestras desta autora para sua Organização, fale conosco pelo atendimento@pji.com.br

Leave a Comment