Blog

HomeBlogDubai lança o programa “We Learn”

Dubai lança o programa “We Learn”

Uma iniciativa do Programa de Excelência do Governo de Dubai

 

Em abril deste ano o sócio-diretor da PJI Consulting – Paulo Junior, juntamente com os presidentes da FECOMERCIO-PB – Marconi Medeiros, FIEP – Buega Gadelha, FEMIPE – Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba – Antônio Gomes de Lima, o Superintendente do SEBRAE-PB – Walter Aguiar e outros empresários brasileiros, participaram de um encontro com o DGEP – Dubai Government Excellence Programme, que faz parte do Secretariado-Geral do Conselho Executivo do Governo de Dubai. O encontro aconteceu para que o Brasil pudesse conhecer de perto o programa de excelência que ajudou a transformar o Emirado de Dubai numa potência regional e um dos maiores players mundiais em turismo e logística. “O encontro das principais lideranças do estado da PB com o DGEP, en Dubai, deu ao estado todas as condições para aprender o que há de melhor em gestão pública no mundo, conhecer de perto o que deu certo e adaptar à nossa realidade as melhores práticas em gestão pública. Além disso, coloca a PB na rota internacional de excelentes perspectivas de investimentos”, afirmou Paulo Junior.

DSC_9121_SITE

 

DSC_9086_SITE

Buega Gadelha (FIEP) e Marconi Medeiros FECOMERCIO-PB conversam com Dr. Ahmad Al Nuseirat

DSC_9115_SITE

Paulo Junior fala da importância do encontro em Dubai para o estado da Paraíba

Após o encontro em Dubai, vários contatos foram realizados no sentido de estreitar o relacionamento entre os dois governos. “A iniciativa privada quer contribuir mais para a melhoria do ambiente de negócios no Estado e isso passa pela melhoria contínua na gestão, criando um cenário favorável a inovação e à competitividade”, afirmou Junior.  Para 2016 estão programadas mais uma visita à Dubai e a realização do primeiro Fórum Internacional de Excelência em Gestão, na Paraíba.

Neste mês, o DGEP – Dubai Government Excellence Program deu mais um passo para ampliar a cultura de excelência na prestação de serviços públicos ao lançar a iniciativa Dubai We Learn, que visa ampliar a cultura de aprendizagem institucional e da troca e transferência de conhecimento dentro do setor público, em cooperação com especialistas internacionais neste assunto. A iniciativa consiste em três fases. A primeira, chamada de “Como nós fizemos” que inclui a escolha de projetos para desenvolver e melhorar o desempenho e a prestação dos serviços públicos, a segunda será composta por um treinamento especial e por fim, ocorrerá um grande Fórum anual para discutir as Melhores Práticas em Excelência em Gestão.

DSC_9080_site

Dr. Ahmad Al Nusairat, o Coordenador-Geral do Programa de Excelência Governo Dubai

Dr. Ahmad Al Nusairat, o Coordenador-Geral do Programa de Excelência Governo Dubai, disse: “Esta iniciativa é uma resposta às diretrizes de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, com o objetivo de capacitar e fortalecer a cultura de excelência e trabalho inovador no setor público, a fim de dar às instituições a oportunidade de alcançar seus objetivos de formas inovadoras e mais eficazes.”

Ele acrescentou: “No Programa de Excelência Governo Dubai, estamos continuamente buscando aumentar o nível de eficiência administrativa e inovação com base em indicadores e critérios específicos que medem o desempenho relacionado com a eficiência e eficácia do trabalho governamental para alcançar os melhores resultados, e a felicidade dos clientes”. O governo de Dubai realmente se preocupa com a satisfação dos seus cidadãos, lá considerados como verdadeiros clientes. Quem afirma isso é um dos participantes da comitiva brasileira que conheceu o programa.

DSC_9135_SITE

Hazaa Al Neami, Gerente Sênior de Excelência em Dubai

Hazaa Al Neami, Gerente Sênior de Excelência em Dubai, disse que a participação nos projetos requer o envolvimento e comprometimento das lideranças, além da disponibilidade semanal das equipes participantes. Cada equipe deverá fazer uma apresentação, gerar um relatório mensal detalhando as suas realizações, além de um relatório final ao término do ciclo anual.

O pedido de participação deverá ser apresentado através de um formulário específico, que inclui informações sobre o objetivo do projeto, os grupos envolvidos no projeto, uma descrição da situação atual antes de trocar conhecimentos, os benefícios esperados e os recursos disponíveis para o projeto.

Dr. Zeyad ElKahlout, Conselheiro de Qualidade e Excelência do Programa de Dubai, disse que as entidades que participam no programa terão diversos benefícios, incluindo a melhoria de resultados financeiros. Além disso, terá a oportunidade de aprender e implementar as melhores práticas para fortalecer a inovação e aumentar a felicidade e satisfação dos clientes. “Esta é uma oportunidade para se comunicar e aprender com outras entidades governamentais, bem como, receber treinamento e orientação de um especialista internacional, que irá fornecer aos membros participantes um nível de perfeição no intercâmbio de conhecimentos e benchmarking.”

 

Veja mais em Dubai Government Excellence Programme launches Dubai We Learn Initiative