Blog

HomeBlogA crista nordeste do Matterhorn
crista_do_matterhorn

A crista nordeste do Matterhorn

crista_do_matterhornVocê já ouvir falar do Monte Matterhorn? Talvez não, mas do chocolate Toblerone acho que sim. Esse chocolate foi inspirado nesta montanha e tem o formato dela – uma pirâmide.

Essa montanha e sua inconfundível silhueta piramidal é um dos símbolos nacionais da Suíça e durante muito tempo foi um desafio para muitos montanhistas e muitos morreram ao tentar escalá-la.

Sendo montanhista ou não, ao enxergá-lo, você será inevitavelmente levado a imaginar como seria alcançar o seu cume. Primeiro alguns montanhistas tentaram sua escalada pelo lado da Itália, não obtiveram muito sucesso, então as escaladas passaram a ser feitas pelo lado suíço e pasmem com o que foi descoberto: a crista nordeste da montanha, esta que parece impossível de ser escalada por seu paredão liso, é a parte mais fácil do monte, podendo ser escalado inclusive por amadores! Como? Pelo simples fato deste paredão ser uma ilusão de ótica! Ao se aproximar dele, descobriu-se que é possível contar com degraus que facilitam a escalada e proporcionam uma subida até tranquila perto de outras montanhas ou dos demais lados da própria Matterhon. A subida é até congestionada devido ao número de pessoas que querem ver de perto esse grande espetáculo da natureza e mesmo sabendo que a subida pode ser feita por amadores, muitas pessoas no pé da montanha, desacreditam que realmente é uma ilusão de ótica e que há degraus para subir, tamanha a imponência de pedra à sua frente!

Sabe por que tudo isso foi possível? Porque um montanhista não se intimidou com o que via à sua frente e aceitou o desafio de escalar uma montanha apesar de seus medos, inseguranças e falta de conhecimento. E o que ele encontrou? Caminho onde ninguém enxergava e a conquista do cume que muitos julgavam impossível!
Você pode, você consegue, ouse, estude o obstáculo à sua frente, acredite, vença!